Sites de encontros? É absolutamente normal, não se preocupe

Não pense que está sozinho, que é algum tipo de “pervertido”, que não vai servir para nada ou que você tem algum problema. Usar sites de encontros é mais normal do que possa imaginar …

É exactamente o contrário, você tem consciência do que pretende para sua sexualidade e vida pessoal e não tem tempo nem capacidade emocional para estar a aturar coisas e pessoas que não interessam minimamente.

Você é um homem ou mulher do séc. XXI… e existem milhões de pessoas tal como você, só tem que saber onde as encontrar. Basta de desilusões… chegou o momento de encontrar exatamente o que procura.

Com os tempos modernos, a falta de tempo para socialização e a azáfama do trabalho, torna-se muitas vezes impossível conhecer alguém, fora do nosso círculo social, com as mesmas afinidades, gostos e interesses que nós.

Assim sendo, os sites de encontros são uma alternativa fiável e que não o vai desiludir pois poderá procurar de entre uma variada panóplia de membros, os que mais lhe interessam, sejam pelos aspetos físicos, quer emocionais, e que lhe pode dar a coragem e confiança suficiente para se encontrar presencialmente com alguém de seu interesse. E ainda, se preferir, tudo na base do anonimato.

Existem centenas de sites de encontros, todos com a mesma intenção: encontrar o seu par ideal através de um algoritmo que lhe pode sugerir potenciais parceiros, de acordo com as suas preferências.

Nem tudo são rosas num site de encontros. Sem dúvida que esses sites podem ajudá-lo a encontrar o romance, o amor da sua vida, uma aventura, uma amizade colorida ou apenas conhecer pessoas, mas esteja alerta pois você deve estar atento aos perigos que podem estar presentes.

O que precisa de saber antes de entrar no mundo dos namoros online.

Nem tudo são rosas num site de encontros. Sem dúvida que esses sites podem ajudá-lo a encontrar o romance, o amor da sua vida, uma aventura, uma amizade colorida ou apenas conhecer pessoas, mas esteja alerta pois você deve estar atento aos perigos que podem estar presentes.

Prós:

Acesso a um universo maior de pessoas e mais tipos de pessoas.

O benefício mais óbvio de um site de encontros é que fornece acesso fácil a milhares de potenciais encontros. Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas que não têm um grande círculo social. Além do grande número de pessoas que você pode conhecer, muitos sites de encontros oferecem um algoritmo para encontrar pessoas com interesses semelhantes. Existem sites de namoro dedicados a grupos religiosos específicos, bem como sites que promovem encontros gays para homens e encontros para mulheres lésbicas. Atualmente os sites de encontros que promovem a traição e infidelidade começam a aparecer e a ter uma grande adesão por utilizadores casados e cansados dos seus parceiros.

Teoricamente num site de encontros você sabe que as pessoas que lá se encontram registadas estão lá pelo mesmo motivo que você. Ao contrário de em outros espaços sociais, num site de encontros online, você pode ter quase a certeza absoluta de que todas as pessoas que lá se encontram querem conhecer novas pessoas e eventualmente marcar encontros reais.

Devido à facilidade e ao relativo anonimato dos sites de encontros online, podemos correr mais riscos ao entrar em contato com pessoas que não abordaríamos pessoalmente. E embora os homens geralmente sejam os primeiros a tomar a iniciativa comparativamente às mulheres, num site de encontros esta tendência não se verifica. Segundo o artigo cientifico “Gender Differences in Online Dating: What Do We Know So Far?“, uma minoria considerável de mulheres chega toma a iniciativa para um primeiro contato, sugerindo que esses sites permitem que algumas mulheres superem as normas tradicionais de género que as colocam num papel passivo de espera para ser abordado

Pode ser bom para pessoas tímidas.

Indivíduos tímidos ou socialmente ansiosos muitas vezes têm dificuldade em formar e manter relacionamentos. Segundo vários estudos , aqueles que são socialmente ansiosos ou introvertidos sentem-se mais confortáveis ​​para se comunicarem online. Esses indivíduos podem ter mais facilidade para abordar as pessoas e conversar online. Assim, não é surpreendente que pessoas tímidas tenham maior probabilidade de procurar romance num site de encontros e relacionamentos.

Contras:

Muitas opções de escolha pode não ser um aspeto positivo.

Conforme discutido, um dos maiores benefícios dos sites de encontros online é o acesso a centenas, até milhares de potenciais parceiros, mas ter todas essas opções nem sempre é positivo. Quantidade nem sempre é sinal de qualidade!

Não ter escolha pode levar à miséria, mas muitas opções podem oprimi-lo e levá-lo a se preocupar por ter feito uma escolha errada. Você pode-se sentir confiante com a sua decisão sobre que carro comprar quando há apenas três em consideração, mas se houver centenas, você constantemente irá questionar-se e se não poderia ter feito uma melhor escolha.

O mesmo princípio aplica-se aos encontros on-line: O grande número de potenciais parceiros cria uma abundante escolha. Então, se um potencial parceiro não se encaixa, existem centenas de outros que poderiam ser melhores. Mas isso também pode levar a que você deixe de lado potenciais encontros porque, com todas essas opções, não consegue deixar de pensar: “Deve haver alguém melhor por aí“.

Sites de encontros online podem, portanto, promover uma atitude em que potenciais parceiros são objetivados como produtos na prateleira de uma loja, ao invés de pessoas.

Os perfis fornecem informações limitadas.

Por norma os perfis da grande maioria dos sites de encontros online não têm informações vitais que praticamente só se conseguem obter pessoalmente, assim sendo pode ser difícil saber se você é realmente compatível com alguém com base apenas no que essa pessoa publicou e compartilhou no seu perfil do site de encontros.

A maioria das pessoas procuram critérios como rendimentos, educação, atributos físicos, como altura e tipo de corpo, quando o que eles realmente precisam é de informação sobre a experiência real de interagir e conhecer a pessoa que está do outro lado.

Além disso, quando lemos informações vagas sobre alguém, mentalmente preenchemos os espaços em branco com detalhes específicos que podem estar incorretos. Segundo alguns utilizadores que utilizam frequentemente sites de encontros e que participaram no nosso inquérito, a grande maioria decepciona-se relativamente às expectativas que cria em relação à pessoa com quem está a dialogar e a tentar conhecer, quando passa do virtual para o encontro real.

Os sites de encontros podem colocar demasiada importância na atratividade física.

Está bem documentado que a atratividade física é um fator importante na atração romântica, especialmente a atração inicial. Não é de surpreender que pessoas fisicamente atraentes tenham mais sucesso nos encontros online.

Mas na vida real, depois que conhecemos alguém e gostamos de sua personalidade, começamos a achar essa pessoa mais atraente fisicamente. Uma decisão rápida baseada em uma fotografia on-line não permite esse desenvolvimento mais lento da atração física e pode levar-nos a descartar potenciais companheiros com os quais nos ao longo do tempo poderíamos sentir uma atração.

Quando se conhece alguém no contexto de um site de namoro online, o cenário está montado para procurar uma ligação e uma atração imediata.

Os relacionamentos românticos frequentemente desenvolvem-se lentamente, em vez de existir uma atração mútua instantânea. A pesquisa “How Couples Meet and Stay Together” da Universidade de Stanford consultou uma amostra representativa de adultos para determinar como e quando eles conheceram seu parceiro atual.

Analisando esses dados, examinei a idade em que os entrevistados conheceram o seu parceiro atual e comparei isso com a idade em que se envolveram romanticamente, para ter uma noção aproximada de quanto tempo levou para os casais irem do primeiro encontro até um relacionamento romântico.

Descobri que aqueles que conheceram os seus parceiros por meio de sites de encontros online envolveram-se romanticamente mais cedo (em média dois meses e meio) do que aqueles que se conheceram de outras maneiras (em média um ano e meio). Isto sugere que sites de namoro online não facilitam lentamente encontrar o amor da maneira que fazemos frequentemente offline.

Sem dúvida que este tipo de sites pode-se tornar uma grande ajuda. Conforme mencionado anteriormente, aqueles que são mais introvertidos ou tímidos podem achar o namoro online mais agradável do que outras formas de procurar o amor. Mas se escolhermos nos concentrar apenas no namoro online, porque é mais seguro, podemos perder outras oportunidades de conhecer pessoas.